A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) abriu 1.142 vagas em 58 cursos de graduação pelo SiSU 2022, em Unidades Universitárias presentes em 14 cidades de MS, para os candidatos que participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 (versão impressa, digital e reaplicação).
Em Campo Grande, são 209 vagas em 10 cursos de graduação, entre eles, Licenciatura em Geografia (20 vagas), Licenciatura em Letras Inglês/Português (20 vagas), Licenciatura em Letras Espanhol/ Português (20 vagas), Pedagogia (24 vagas), Dança (11 vagas), Teatro (11 vagas), Bacharelado em Geografia (20 vagas), Bacharelado em Letras (20 vagas), Medicina (23 vagas) e Turismo (20 vagas).
As inscrições para participação no Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br , de 15 a 18 de fevereiro de 2022.
Confira a tabela de vagas com os cursos ofertados pela UEMS (Clique aqui)
Acompanhe a seleção em: http://www.uems.br/ingresso/sisu
Cursos
Turismo
O Curso de Turismo prioriza formar profissionais em turismo devidamente capacitados para atuar na área empreendedora do turismo, podendo gerenciar interesses de negócios e empreendimentos turísticos, bem como estar qualificado para elaborar projetos de ação empreendedora nos órgãos oficiais gestores de turismo e em empresas turísticas do setor privado e público.
Teatro
Teatro enseja a formação integral do profissional que atuará na educação básica, possibilitando a compreensão das alternativas sociopolíticas de transformação da sociedade e de si próprio, da construção de bases para o contínuo e necessário processo de pesquisa e reconstrução do saber numa perspectiva da integralidade e de saberes que permitem: a percepção do valor da subjetividade e da alteridade; a compreensão do papel social da educação e da escola; o domínio dos conteúdos do Teatro e suas didáticas; a construção de processos de investigação que tenham por finalidade o aprimoramento das práticas cênicas e pedagógicas; a apropriação de conhecimentos artísticos, pedagógicos e da diversidade presentes na prática em Teatro.
Dança
O foco do Curso de Licenciatura em Dança é a formação de professores habilitados para o ensino de Dança na educação básica. Nesse sentido, faz-se necessário que sejam observadas, além das questões próprias da licenciatura, a especificidade da área, ou seja: o curso de licenciatura em Dança deve ensejar, como perfil desejado do formando, capacitação para a apropriação do pensamento reflexivo e da sensibilidade artística, comprometida com a produção coreográfica, com espetáculo da dança, com a reprodução do conhecimento e das habilidades, revelando sensibilidade estética e cinesiologica, inclusive como elemento de valorização humana e da expressão corporal, visando integrar o indivíduo na sociedade e tornando-o participativo de suas múltiplas manifestações culturais.
Pedagogia
O objetivo do curso de Pedagogia é formar professores para exercer a função do magistério na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuar na área de serviços, apoio escolar e outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Participar na gestão de sistemas e instituições de ensino e no desempenho no interior da sociedade das tarefas que lhes são atribuídas enquanto educadores e cidadãos.
Medicina
O Curso de Medicina da UEMS visa preparar profissionais com sólida formação teórico-prática da Ciência Médica, possibilitando a inserção do estudante nas diferentes práticas e cenários objetivando ultrapassar a visão individualista do ser humano, garantindo compreensão abrangente e integrada do processo saúde-doença, dentro de rigorosa postura ética. Tal formação dará ao futuro profissional o domínio de conhecimentos e a capacidade de utilizá-los em diferentes setores como a prática clínica, a pesquisa e o ensino, assim como estar apto a realizar abordagem biopsicossocial, em modelo de intervenção, capaz de responder à multiplicidade de fatores que condicionam o fenômeno saúde-doença na sociedade pós-moderna. O curso se estrutura em Módulos Temáticos construídos coletivamente, tendo o estudante “como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo”, valendo-se das metodologias ativas de aprendizagem, particularmente a aprendizagem baseada em problemas e a problematização.
Licenciatura em Geografia
O objetivo do curso é formar professor de Geografia para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio com competência técnica, política e pedagógica. Baseados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Geografia, os egressos do curso de Geografia, licenciatura, devem compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia; dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico e conhecer as principais metodologias e técnicas de ensino da geografia.
Licenciatura em Letras Inglês/Português
O Curso de Letras habilitação Português/Inglês e suas Literaturas está inserido em Campo Grande em um cenário em que a formação de professores e o estudo de diversas manifestações e suportes de linguagem se tornam cada vez mais necessários. Visando a formação de um professor/pesquisador dinâmico, o curso projeta um profissional preparado para a constante atualização do conhecimento, capaz de pensar criticamente os desafios do trabalho pedagógico e da pesquisa científica nos tempos atuais. Assim, os conteúdos disciplinares focalizam obras fundamentais das áreas de Linguística, Literatura, Didática, Língua e Literatura Inglesa, mobilizando também novas perspectivas no estudo da linguagem, em sua relação com as novas tecnologias e mídias.
Licenciatura em Letras Espanhol/ Português
O Curso de Letras (Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas) tem como objetivo a formação de um professor/pesquisador dinâmico, um profissional preparado para a constante atualização, em um contexto em que o estudo da Língua Espanhola ganha importância estratégica, considerando as novas configurações produtivas mundiais como o Mercosul bem como as novas rotas para o pacífico (como o Corredor Bioceânico), que ampliam as potencialidades das trocas materiais e culturais de Mato Grosso do Sul, estado duplamente situado em fronteira estratégica para o desenvolvimento do país.
Bacharelado em Geografia
O Curso de Geografia, Bacharelado, tem como base a busca pelo conhecimento e compreensão das relações sociedade-natureza de forma dinâmica, onde o conhecimento geográfico coloca-se como possibilidade de apreensão das interações multiescalares global-local-global, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento do Estado através da formação de geógrafos habilitados para a atuação técnica e para a pesquisa, bem como possibilitando e estimulando os egressos, bacharéis, a uma segunda habilitação, na licenciatura, ressalvados as condições legais de reingresso e aproveitamento de estudos em conformidade com as normas vigentes.
Quem pode fazer a Seleção do Sisu UEMS 2022
O SiSU 2022 destina-se ao/a candidato/a que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2021 e concluiu o Ensino Médio até a data prevista para a matrícula, EXCETO na condição de treineiro(a). Para a efetivação da matrícula, o(a) candidato(a) deverá certificar-se dos documentos exigidos no Edital de Convocação para Matrícula, que será disponibilizado no endereço eletrônico UEMS www.uems.br/ingresso/sisu .
Os resultados do Sisu 2022 serão válidos somente para ingresso no ano letivo de 2022 até o limite do número de vagas dos cursos, conforme Anexo II – Cursos e Vagas. O início das aulas será em março de 2022, de forma presencial.
Política de Reserva de Vagas na UEMS
Dentro do processo Sisu-UEMS 2022, em cumprimento ao disposto na RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.313, de 4 de agosto de 2021, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será pelas modalidades de concorrência abaixo relacionadas:
- a) por Acesso Universal (Vagas Gerais); e
b) por Regime de Cotas em seus cursos, sendo:
20% (vinte por cento) para candidatos(as) Negros/as (preto/a e pardo/a) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
II. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
III. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Residentes em Mato Grosso do Sul.
Os/as candidatos/as deverão, obrigatoriamente, optarem pela vaga à qual desejam concorrer e verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das seguintes Leis: Lei Estadual nº 5.541, de 15 de julho de 2020; a Lei Estadual nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; a Lei Estadual nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003.