Estamos no Janeiro Branco, que é um movimento social dedicado à construção da cultura da Saúde Mental. Surgiu com o objetivo de chamar atenção das pessoas, das instituições, das autoridades e da sociedade em geral para as necessidades relacionadas as condições psicológicas dos seres humanos. Por isso, a Santa Casa de Campo Grande reforça a importância de buscar orientação, acolhimento e apoio qualificado.
Criado em 2014, a campanha, neste ano de 2023, trabalha o tema “A Vida Pede Equilíbrio”. Janeiro foi escolhido por ser o primeiro mês do ano, época em que as pessoas geralmente fazem reflexões sobre suas vidas, seus relacionamentos e, principalmente, criam metas e objetos para alcançar, ou pelo menos tentar durante o ano. Já a cor branca foi escolhida por simbolizar folhas em branco, com a possibilidade de escrever novas histórias de vida.
De acordo com a psicóloga da Santa Casa de Campo Grande, Fernanda Lourenço, a campanha é importante para auxiliar a população a identificar e entender seus sentimentos. “Saúde mental é o cuidado com nossas emoções. E para este cuidado acontecer precisamos aprender a reconhecer nossas emoções e torná-las nossas aliadas, mesmo as emoções tidas como ruim, são maneiras de sinalizar que algo não vai bem e que precisa ser cuidado”, explicou.
“O ambiente também interfere na qualidade de vida das pessoas, por isso, as campanhas de conscientização abrangem toda a sociedade, promovendo espaços de convivência mais saudáveis”, complementou Fernanda Lourenço.
Entre as práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental estão afastar-se de emoções negativas, geralmente vividas em situação estressantes do dia a dia, separar um tempo para aproveitar momentos ou atividades que dão prazer, permitir-se sorrir e chorar quando sentir vontade, sem bloquear os sentimentos, e manter um convívio social saudável com família e amigos.
Vale ressaltar que é importante avaliar a necessidade de consultas com profissionais para se ter um diagnóstico correto e a possibilidade de tratamento, dependendo do caso. “A terapia com o psicólogo é um importante instrumento para reconhecer as emoções e trabalharmos nossas reações frente às dificuldades. E assim melhorar nossa qualidade de vida. Pois qualidade de vida é a maneira como percebemos as situações que vivemos”, ressaltou a psicóloga da Santa Casa.
“Não podemos banalizar a saúde mental achando que pequenas ações de autocuidado são suficientes. É necessário um investimento contínuo em busca emoções equilibradas e reações saudáveis frente às adversidades da vida”, finalizou a profissional.
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande