A expansão da rede de esgoto em Campo Grande, realizada pela Águas Guariroba, alcançou mais um marco importante: o bairro Vila Popular agora é considerado universalizado em esgotamento sanitário. Mais de 20 mil moradores da região passaram a contar com o serviço completo de coleta e tratamento, o que representa um avanço significativo em saúde pública e dignidade para as famílias.

Somente na última semana, foram implantados mais de 1,8 mil metros de rede, somando um total de 61 quilômetros de tubulações instaladas desde o início de 2025.

“Nestes seis primeiros meses do ano, já conectamos mais de 6,4 mil residências e comércios à rede, deixando um legado sustentável para a cidade e para o meio ambiente”, destacou Gabriel Buim, diretor-presidente da Águas Guariroba.

As obras de ampliação continuam nos bairros Nova Lima, Guanandi II, Noroeste, Tiradentes, Centenário e Tijuca, com a meta de levar infraestrutura básica e qualidade de vida a milhares de campo-grandenses. Atualmente, Campo Grande conta com 94% de cobertura de rede de esgoto e trata 100% do volume coletado.

“O saneamento é sinônimo de desenvolvimento. Cada metro de rede instalado representa mais saúde, educação e qualidade de vida para a população”, afirma Francis Moreira Faustino Yamamoto, diretora-executiva da concessionária.

Nos últimos três anos, a Águas Guariroba já implantou mais de 560 quilômetros de rede de esgoto, beneficiando diretamente mais de 140 mil pessoas.

Nova ETE vai ampliar capacidade de tratamento

Em 2025, a Águas Guariroba iniciou a construção da terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Campo Grande, a ETE Botas. Com investimento superior a R$ 5 milhões, a nova unidade será responsável por atender os bairros Nova Lima, Colúmbia, Anache e Vida Nova, contribuindo para a universalização do serviço nessas localidades.

A ETE Botas terá capacidade para tratar 600 milhões de litros de esgoto por ano, reforçando o compromisso da concessionária com a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano da capital sul-mato-grossense.