Campo Grande enfrenta o aumento expressivo dos acidentes envolvendo escorpiões. Somente no primeiro semestre de 2.025 foram registrados 32,6% de casos a mais do que no mesmo período do ano passado. Preocupado com o assunto, o vereador Beto Avelar apresentou o Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal de Atenção aos Acidentes com Escorpiões”, a ser celebrado anualmente em 16 de agosto.

“A iniciativa tem como objetivo reforçar ações de prevenção, conscientização e mobilização da sociedade para reduzir o número de ocorrências envolvendo o animal peçonhento, que preocupa cada vez mais os moradores da cidade, especialmente as famílias com crianças”, explica Beto Avelar.

Crescimento alarmante de casos

O vereador Beto Avelar levou à Câmara Municipal a coordenadora da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), Cláudia Granja Macedo Mota Ferreira que fez um alerta sobre a possibilidade de agravamento dessa situação. Um dos motivos é o período reprodutivo da espécie se inicia em agosto e segue até setembro, influenciado pelas altas temperaturas. “O manejo ambiental para prevenção é uma das principais ações para reduzir acidentes”, destacou.

Entre as medidas preventivas, Cláudia orientou a população a vedar ralos de banheiros e cozinhas, manter camas afastadas das paredes, conservar terrenos limpos e sempre verificar calçados e roupas antes de usá-los. Além do crescimento dos casos de acidente, houve também 40% de aumento no número de pedidos de vistoria em imóveis.

Orientações à população

Em caso de encontrar um escorpião em casa, em Campo Grande, os moradores podem acionar o CCZ pelo telefone 3313-5000 ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) pelo e-mail ouvidoria@sesau.campogrande.ms.gov.br

Legenda da Foto: Vereador Beto Avelar e Cláudia Macedo Mota Ferreira, coordenadora da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ).