A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou em primeira votação o Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal de Atenção aos Acidentes com Escorpiões”. A proposta, apresentada pelo vereador Beto Avelar, surge em meio ao aumento expressivo de acidentes envolvendo escorpiões na Capital — um problema de saúde pública que tem preocupado autoridades e moradores.

A ideia do projeto nasceu após uma discussão técnica com representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que alertou para a necessidade de ampliar ações de orientação, prevenção e manejo ambiental. Somente no primeiro semestre de 2025, Campo Grande registrou 32,6% de casos a mais do que no mesmo período do ano passado, evidenciando a urgência de políticas públicas voltadas ao tema.

“A iniciativa tem como objetivo reforçar ações de prevenção, conscientização e mobilização da sociedade para reduzir o número de ocorrências, que afetam principalmente famílias com crianças”, explicou o vereador Beto Avelar.

O parlamentar explica que o projeto vai passar pela segunda votação para que o dia 16 de agosto passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município como dia dedicado à prevenção, educação e integração de diferentes setores da sociedade no combate aos acidentes com escorpiões. Durante o período, estão previstas ações como a realização de campanhas educativas e de conscientização; palestras e distribuição de materiais informativos; Atividades sobre manejo e controle ambiental; e a mobilização das comunidades e instituições públicas.

O vereador Beto Avelar afirma que o avanço da proposta na proposta na Câmara Municipal, aproxima Campo Grande de consolidar mais uma ferramenta de proteção à saúde pública e de enfrentamento ao crescimento dos acidentes com escorpiões, reforçando a importância da prevenção e da informação como principais aliadas da população.